quinta-feira, 14 de julho de 2011

SALARIOS ATRASADOS

Servidores Públicos do Município de Monte Alegre de Sergipe fizeram, na manhã dessa quinta-feira, 14 de julho de 2011, uma manifestação pacífica pra demonstrar sua insatisfação diante do atraso do pagamento dos salários referente ao mês de junho. Nada mais justo, haja vista que "todo trabalhador é digno do seu salário" rigorosamente em dia. Ou não!?

Após uma rápida passeata por algumas ruas da cidade, os servidores reuniram-se em frente à Prefeitura Municipal de Monte Alegre, exigindo uma explicação da Administração. Considerando que o Prefeito Municipal nem o Secretário de Administração se encontravam no Prédio, a comissão do sindicato (eleita em reunião) foi recebida pela Secretaria de gabinete do Prefeito, que alegou o seguinte: o pagamento da folha que se encontra pendente será efetuado quarta-feira dia 20/07/2011, no turno vespertino, e ainda que o atendimento ao SINDICATO ficou marcado para o dia 21/07/201, quinta- feira, às 16 horas no gabinete do Prefeito, motivo pelo qual não justifica o ocorrido.

No mês de Março, o sindicato expediu o ofício nº 010/2011 alertando a administração sobre a queda da receita no mês de junho, visando contribuir no planejamento da Fopag. Esta queda no mês de junho é previsível - isso acontece todo ano, mormente no mês de junho. Lamentavelmente, a administração, apesar de ser consciente do problema, não deu a devida atenção à reiteração por parte do Sindicato.

É de conhecimento de toda a população que a atual administração firmou compromisso com o funcionalismo público desde a primeira gestão e, reconheça-se, durante os primeiros quatro anos tal compromisso foi devidamente respeitado, graças ao planejamento da Secretaria Municipal de Administração. Basta dizer que os pagamentos de salários eram depositados até o dia 30 de cada mês.

Os problemas começaram a aparecer no segundo mandato: os dias de pagamento começaram a sofrer oscilações. Diante da reclamação dos servidores, a administração resolveu estabelecer um calendário, comprometendo-se a pagar a FOPAG até o quinto dia util de cada mês

Os servidores receberam tal medida com insatisfação. Porque!? A maioria dos compromissos (faturas de cartões e prestações gerais) tinham data de vencimento para o final do mês. Apesar de tal medida ser contrária à vontade dos servidores, estes esperaram que o calendário fosse cumprido rigorosamente, O QUE NÃO TEM OCORRIDO, acarretando prejuízos - atraso, multas e juros - que não são ressarcidos pela prefeitura. Muitos mudaram os vencimentos de suas contas para o dia 10 e 20 e, para desespero do trabalhador, a Prefeitura tem atrasado fazendo-os passar pelos mesmos constrangimentos anteriores.

Diante de tal situação, ficariam os servidores de braços cruzados, repetindo a atitude errônea em tempos passados!? Ou justificariam a situação dizendo: "os outros prefeitos atrasaram, então esse tem o direito de atrasar"!? Não! Por isso o povo optou pela MUDANÇA e de não se conforma que as coisas voltem ao estado anterior. Os servidores estão organizados no Sindicato, estão conhecendo os seus direitos e na medida em que os conhece, tornam-se cidadão exigentes. Em qualquer esfera - pública ou privada - é justo o cidadão trabalhar e receber o seu salário em dia!

Rinaldo Santana

Presidente so SINTEGRE


Nenhum comentário: