sexta-feira, 29 de julho de 2011

SENADOR DIZ QUE PATRIMONIO DOS VALADARES É HONESTIDADE E ZELO COM O DINHEIRO DO POVO


"Depois de 20 anos fora do governo, de três mandatos de senador, só se houver uma recaída. Se pintar um novo amor, se eu for seduzido, até poderei disputar as eleições de 2014". A confirmação foi feita por Antônio Carlos Valadares, senador da República e presidente regional do Partido Socialista Brasileiro - PSB, durante a sabatina da 29ª edição do NósnoCabaré.comConvidados, na noite da última quinta-feira (28).

Patrimônio

"O maior patrimônio dos Valadares é a honestidade. A diferença dos Valadares é que eles não roubam, não se locumpletam, não baixam a cabeça para empresários, não vendem os votos para ninguém. Nossa marca é de honestidade na aplicação do dinheiro do povo", emocionou-se o senador, ao ser instigado a comentar matéria publicada, na mesma quinta-feira, no periódico Correio Brasiliense, denunciando a lotação do empresário Ricardo Luiz Santos Porto - um dos proprietários da empresa Rosário Locadora de Veículos, com nome fantasia de Conecta, no gabinete do seu filho, deputado federal Valadares Filho (PSB/SE).

Pela denúncia, a ligação de Ricardo Luiz, requisitado do Senado da República, com o deputado Valadares Filho, colocaria sob suspeição a lisura de uma licitação para locação de veículos também ao Senado, no valor de R$ 1,72 milhões ao ano. "O Senado terá que explicar porque permitiu a participação do servidor numa licitação da Casa", reagiu o pai, declarando desconhecer a participação do empresário no pregão.

O senador afirmou não compor a Mesa Diretora do Senado, lembra que, por decisão de Valadares Filho, já foi iniciado o processo de devolução do servidor à origem e diz nunca ter respondido a nenhum inquérito em território nacional. "Todos lembram que fui governador do Estado, secretário de Educação, nunca ninguém viu meu nome envolvido em escândalo, nem participei de esquema para enriquecer".

Valadares ainda informou que o empresário foi lotado no gabinete de Valadares Filho atendendo a um pleito de amizade do ex-deputado federal e governador Albano Franco (PSDB).

Fraticida
Sobre as eleições de 2014, embora admita aceitar disputar o governo, o senador avisa que não pretende entrar numa "luta fraticida" pela sucessão do governador Marcelo Déda (PT/SE), diz que o momento é inadequado para o debate e defende unidade dentro do grupo. "Não dá pra criar animosidade, nem fracionar a base do governo neste momento. Antecipar este processo é arrumar sarna pra se coçar", alertou.

No páreo
Apesar da prudência, Valadares não se excluiu do processo. "Nenhum político pode renunciar a nada", justificou, ao ser questionado se confirmaria compromisso com o vice-governador Jackson Barreto (PMDB/SE), para renunciar à própria candidatura ao governo em 2014 em favor da pré-candidatura do peemedebista.

"Como poderia dizer ao vice-governador Jackson Barreto que sou candidato ao governo? Jackson tem todas as qualidades para ser governador do Estado. Mas, isso não significa que eu também não as tenha", afirmou, acrescentando que não pretende fazer o enfrentamento com JB . "Não o quero como meu adversário".

Papo de cabaré
A referida renúncia de Valadares à candidatura em 2014 foi anunciada, de forma efusiva, pelo próprio Jackson Barreto, durante a sabatina da 24ª edição do NósnoCabaré.comConvidados, quando foi sabatinado pelos jornalistas.

Unidade
O senador Valadares também admite que "toda pré-candidatura precisa ser reavaliada permanentemente para respeitar os aliados. É preciso haver aprovação e consenso dentro do grupo para se lançar uma candidatura forte e competitiva. Não existe candidato de si mesmo. É preciso haver apoio, aliança com as lideranças e com os partidos", teoriza, lembrando que, na eleição de 1998, foi derrotado para o governo do Estado por não ter agregado apoios. "O eleitorado tomou partido entre João Alves e Albano Franco".

2012

Ele negou a existência de um acordo prévio com o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB/SE) para o lançamento de uma pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho à Prefeitura de Aracaju em 2012. Lembra que, embora não existam nomes lançados, entre os correligionários, os mais cotados são o próprio Valadares Filho, o deputado estadual Adelson Barreto e o secretário de Estado do Turismo Elber Batalha.

O senador diz que PSB trabalha para o crescimento, alegando que "o partido que não busca o fortalecimento tende a desaparecer". Ele destaca como fruto deste trabalho a conquista de um representante no Senado, um na Câmara dos Deputados, dois na Assembléia Legislativa de Sergipe, dois na Câmara Municipal de Aracaju e várias prefeituras no interior do Estado.

Valadares confirmou "uma afinidade política e pessoal" entre ele, Edvaldo Nogueira e o ex-governador Albano Franco, embora evite revelar qualquer acordo político imediato. "Vamos deixar o homem trabalhar", disse, referindo-se ao prefeito Edvaldo Nogueira.

Conquista
Para enfrentar João Alves Filho (DEM/SE), que lidera intenções de votos nas atuais pesquisas, o senador aposta no lançamento de mais de uma candidatura dentro do grupo. "Todo governo sofre o desgaste natural. A eleição de 2010 nos mostrou que não deveremos subestimar a oposição", reforçou. Segundo Valadares, para 2012, o grupo precisa realizar "um trabalho de conquista, conscientização e convencimento do eleitoral em Aracaju".

Prioridades
Ele antecipa apoio prioritário às candidaturas de reeleição aos atuais prefeitos: Fábio Henrique (Nossa Senhora do Socorro) e Valmir Monteiro (Lagarto) e diz que nos demais municípios, as decisões só serão tomadas a partir de janeiro de 2012. Nos dois casos, o senador alega "grande amizade que evolui para boa parceria administrativa".

Em Socorro, Valadares não vê possibilidade de insatisfação de Adelson Barreto, alegando que a opinião do deputado será relevante.

Jurisprudência
Quanto ao pleito de candidatura à PMA, manifestado publicamente pelo prefeito de Capela, Manoel Messias - o Sukita, o senador diz que ele já esta conscientizado da jurisprudência que impede prefeito de um município de transferir domicílio eleitoral pra disputar cargo majoritário em outra circunscrição.

Foi descartada a possibilidade da transferência de comando do PSB de Valadares para Albano Franco. "O PSB não tem dono. O PSB é dos filiados e das lideranças", diz, embora admita que, deixando o PSDB, haverá boa vontade na sigla para conversar com Albano Franco.

Reforma política
Como integrante da comissão especial que elaborou sugestões para Reforma Política no Senado, Valadares defendeu o financiamento público de campanha e lista fechada pré-ordenada para os cargos de vereadores, deputados estaduais e federais.

Cidade digital
O senador destacou o programa Cidade Digital, informando que se reuniu com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, para viabilizar a implantação do projeto em Sergipe. Como coordenador, pretende apresentar uma emenda de bancada, no valor de R$ 25 milhões, para que o Governo do Estado implante internet banda larga nos 75 municípios.

Fonte: Ne Noticias

Nenhum comentário: