quinta-feira, 29 de abril de 2010

1º DE MAIO

Manifestação da CUT sairá na Praça da Bandeira

Haverá ato público, alusivo ao dia do Trabalhador.

Local: Praça da Bandeira.

Horário: Concentração a partir das 08:30

1º DE MAIO É DIA DE LUTA!

Fortalecimento da luta da classe trabalhadora. Assim deve ser vivenciado o 1º de Maio – Dia do Trabalhador. Antes de comemorações, a data é mais uma etapa na construção de um novo modelo de organização social. Justiça, igualdade, solidariedade. Valores preservados na luta diária dos trabalhadores contra a exclusão social. Princípios que fazem parte do sonho de uma sociedade sem explorados.
A própria origem do 1º de Maio, Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora, é um exemplo de resistência.
Época: 1886, Estados Unidos. péssimas condições de trabalho, baixos salários e exploração do trabalho infantil eram comuns. Os trabalhadores se organizaram para reverter a situação. Repressão, violência e assassinatos de trabalhadores foram utilizados para tentar calar a luta.
Desde então há atos em todas as partes do mundo –menos nos Estados Unidos, que não reconhecem a data.
Hoje, mais do que nunca, o exemplo daqueles trabalhadores deve servir de forças para continuar na luta com a perspectiva de combater a exploração e a exclusão. 119 anos depois, a luta por melhores condições de trabalho e salários, redução jornada de trabalho, liberdade e autonomia sindical, enfim a luta contra a exploração e a exclusão, continuam presentes nos dias de hoje. Evidentemente, se não houver mudanças imediatas na política econômica com a adoção de medidas que apontem para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social qualquer promessa de melhoria será falsa.

Bandeiras de Luta

ü Redução da Jornada de trabalho sem redução de salários e fim das horas-extras;
ü Não a estas reformas sindical e trabalhista;
ü Políticas públicas com qualidade;
ü Recuperação do salário mínimo, tendo como meta o valor calculado pelo Dieese;
ü Geração de empregos, ampliação imediata de vagas nos concursos públicos;
ü Reforma agrária e urbana com construção de moradias populares;
ü Não à violência no campo e na cidade;
ü Pela autodeterminação de todos os povos do mundo.

Até a vitória, sempre!

Fonte: www.cut-se.org.br

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Vejam matéria e fotos sobre a luta dos professores de Itapajé, em estado de greve, parando meio expediente, pela implementação do piso, por uma carreira justa, por valorização. A exemplo de todos os professores do Brasil. Mande e-mail apóiem a luta dos educadores, pois apoiar professor é apoiar a qualidade de educação no Brasil.